sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DIFERENÇAS ENTRE CURSOS TÉCNICOS E CURSOS PROFISSIONALIZANTES:

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, Cursos Técnicos e Cursos Profissionalizantes não é a mesma coisa. Na realidade, há muitas diferenças entre os dois. Por exemplo, existem pré-requisitos para se ingressar em Cursos Técnicos, já nos Cursos Profissionalizantes não há. Se você faz parte da grande maioria que acha que uma formação técnica é a mesma de uma profissionalizante, sugiro você a continuar lendo este post.

Atualmente, o Ministério da Educação (MEC), através do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, rege a questão do Ensino Técnico no país. De acordo com o Catálogo, existem no Brasil 185 Cursos Técnicos dividos em 12 eixos tecnológicos. O Catálogo Nacional, entretanto, não impede que instituições criem seus cursos com base nas necessidades regionais, ele apenas sugere diretrizes a serem seguidas pelas escolas técnicas.

A conclusão de Ensino Fundamental é um pré-requisito para que alguém possa participar de um Curso Técnico. Neste nível de formação, há três modalidades de ensino:

  • Integrado: Nesta modalidade o aluno cursa o Ensino Médio juntamente com o Ensino Técnico.
  • Concomitância Externa: O aluno faz o Ensino Médio e o Técnico paralelamente, ou seja, faz o Médio em uma escola e o Técnico em outra. O pré-requisito para esta modalidade é cursar pelo menos o 2º ano do Ensino Médio.
  • Subsequente: O aluno cursa o Ensino Técnico após a conclusão do Ensino Médio. Esta modalidade é mais conhecida por pós-médio.

Normalmente aqueles que ingressam nos Cursos Técnicos têm pouco ou nenhum conhecimento acerca da área em que vão estudar. Percebe-se este tipo de conduta, onde a maioria dos alunos escolhe cursar, por exemplo, geologia e eletrotécnica sem ao menos saber o campo de atuação que terão ao final do seu curso.

Diz-se que o foco dos Cursos Técnicos é formar um profissional “multiuso”, com um currículo que abrange as grandes áreas de atuação onde o profissional recém formado poderá trabalhar. A idéia por trás dessa multidisciplinaridade, é que o técnico recém formado tenha em mente uma ideia do que faz cada área do curso e possa decidir, numa possível graduação, em que área quer aprimorar seus estudos.

Já os cursos profissionalizantes são voltados para, como o próprio nome diz, a profissionalização dos seus alunos, para pessoas que desejam ingressar imediatamente no mercado de trabalho e em uma área específica (direcionada); o que pode, no futuro, ajudar a pessoa decidir se essa área é mesmo o que quer para trabalhar, e assim, aprimorar seus estudos num Curso Técnico, Tecnológico ou Superior. Outra finalidade dos Cursos Profissionalizantes é a de Capacitação Profissional (qualificação), o que serve como pontuação em concursos públicos, por exemplo. A duração dos cursos profissionalizantes em relação aos técnicos também é bem diferente. Nos profissionalizantes a duração normalmente é em torno de 6 meses, já nos cursos técnicos a duração normalmente chega a 2 anos.

Outro fator importante que diferem ambas as formações, é que o Curso Técnico lhe dá um diploma e uma graduação acadêmica de Nível Técnico, já o profissionalizante não lhe dá esse título. Além disso, a maioria dos técnicos possui piso salarial, o que não existe para os egressos de cursos profissionalizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Visite sempre o blog da Escola Evangélica Avivamento Bíblico de Cassilândia (MS)!